Um sargento da reserva da Polícia Militar da Bahia (PMBA) foi preso nesta terça-feira (13) em Teodoro Sampaio, cidade a 147 km de Teofilândia, acusado de cometer crimes sexuais contra crianças e adolescentes. Esta é a segunda prisão do investigado, Nivaldo Guedes dos Santos, que já havia sido detido em junho do ano passado, mas foi solto posteriormente por decisão judicial.
De acordo com o Ministério Público da Bahia (MPBA), o ex-policial atuava como professor em escolas do município e usava essa posição para se aproximar de menores em situação de vulnerabilidade social, com idades entre 10 e 14 anos. As investigações apontam que ele cometia os crimes sexuais mediante a promessa de oferecer auxílios assistenciais. Há um processo em andamento contra ele pela acusação de estupro.
A prisão desta terça-feira foi resultado de uma ação integrada entre o MPBA – por meio dos grupos Gaeco (Combate às Organizações Criminosas) e Geosp (Segurança Pública) – e a Corregedoria Geral da PMBA. A operação faz parte da “Alerta Laranja”, a mesma que levou à primeira detenção do sargento em 2023.
O MPBA informou que as investigações continuam para aprofundar a apuração das responsabilidades penais do acusado.

