Dois jovens foram detidos e um adolescente de 17 anos apreendido nesta quarta-feira (11), no município de Araci, na microrregião de Serrinha. Eles são suspeitos de gravar e divulgar, nas redes sociais, vídeos realizando manobras perigosas com motocicletas, conhecidas como “grau”.
De acordo com a Polícia Civil, a ação foi realizada por equipes do Setor de Investigação (SI) da Delegacia Territorial (DT) de Araci, após o recebimento de denúncia anônima. As investigações apontam que os suspeitos faziam transmissões ao vivo e publicavam vídeos exibindo as manobras, que consistem em empinar a motocicleta e conduzi-la equilibrando-se apenas na roda traseira — prática considerada infração de trânsito gravíssima.
Os jovens, de 18 e 19 anos, foram identificados pelas iniciais W.S. da M. e K.A.C.P. Já o adolescente foi apresentado à autoridade policial, conforme prevê o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Segundo a polícia, as imagens foram gravadas durante a noite, na Avenida Sete de Setembro, em Araci, no mês de dezembro de 2025. O vídeo mostra um dos suspeitos empinando uma motocicleta, enquanto outra moto o acompanha. Conforme a investigação, o segundo veículo era conduzido pelo adolescente, tendo como passageiro o outro jovem, que filmava a ação.
As motocicletas envolvidas — uma Honda 160 e uma Honda Pop — foram apreendidas.
Os investigados devem responder por direção perigosa, falta de habilitação, participação em demonstração de perícia em manobra de veículo automotor e por permitir ou entregar a direção a pessoa não habilitada, conforme a Lei nº 9.503/1997 (Código de Trânsito Brasileiro). Eles também poderão responder por incitação e apologia ao crime, de acordo com o Código Penal.

