Vereadora denuncia raio-x quebrado em hospital de Teofilândia; Prefeitura envia nota de esclarecimento

A vereadora Gilmara Cruz denunciou, através de redes sociais na última segunda-feira (28), que o aparelho de raio-x do Hospital Municipal de Teofilândia (BA) está inoperante há tempo indeterminado, forçando pacientes a buscarem atendimento em Barrocas ou Araci.

Em vídeo (assista aqui), a parlamentar criticou a falta de informações sobre os prazos para reparo e exigiu “respeito ao povo teofilandense”. Segundo ela, uma paciente teria sido orientada pela própria equipe do hospital a realizar exames em municípios vizinhos devido à falha no aparelho.

“Perguntei há quanto tempo o raio-x está quebrado e qual o prazo para conserto, mas ninguém soube me responder”, afirmou Gilmara no vídeo. A parlamentar não citou se há um prazo estimado para o reparo ou se a gestão municipal já se manifestou sobre o caso.

Procurada pela reportagem, a Prefeitura de Teofilândia enviou uma nota de esclarecimento informando que aparelho está em manutenção com previsão de retorno na próxima quinta-feira, 31 de julho.

Leia a nota na íntegra:

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Prefeitura de Teofilândia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, esclarece à população que o aparelho de raio-X do Hospital Municipal encontra-se temporariamente em manutenção, com previsão de retorno até esta quinta-feira, devido à substituição de peças danificadas após oscilações e quedas de energia.

Como qualquer equipamento sujeito a uso contínuo, o raio-X exige manutenções periódicas, especialmente após o alto fluxo de atendimentos registrado nos últimos meses, período marcado por grandes eventos e aumento nos casos de síndromes respiratórias e internações.

Reforçamos que nenhum paciente está sendo desassistido. Enquanto o serviço está suspenso, os exames de imagem estão sendo realizados no município de Barrocas, que prontamente tem oferecido apoio, como também já recebeu suporte de Teofilândia em momentos anteriores. Essa cooperação entre municípios é prática comum no SUS e demonstra a importância da solidariedade regional na saúde pública.

A gestão reforça seu compromisso com a verdade, com a transparência e, acima de tudo, com a garantia do atendimento eficaz à população.

Prefeitura de Teofilândia
Secretaria Municipal de Saúde
29 de julho de 2025

Comentários

Top