Moradores bloqueiam acesso à Mineração Fazenda Brasileiro em Teofilândia

Moradores do povoado do Canto, em Teofilândia, no Território do Sisal, realizaram um protesto nesta segunda-feira (18) e bloquearam a estrada que dá acesso à Mineração Fazenda Brasileiro, situada no município vizinho de Barrocas, a cerca de 200 km de Salvador.

A manifestação começou por volta das 10h e se estendeu até as 16h20, interrompendo a passagem de veículos e afetando a rotina de funcionários da empresa.

De acordo com relatos obtidos pelo Jornal A Nossa Voz, os moradores reivindicam a contratação de mão de obra local, reparos na estrada — que estaria em condições precárias devido ao tráfego intenso de veículos da mineradora — e medidas em relação às detonações realizadas na área, que, segundo eles, vêm causando rachaduras em casas da comunidade.

Funcionários da empresa, que pediram para não serem identificados, também relataram os transtornos. “No povoado do Canto, fecharam a estrada da mina, o pessoal tá protestando, tô aqui esperando o ônibus na minha hora de ir embora”, disse um trabalhador. Outro afirmou: “Estão fazendo protesto no Canto, fecharam a estrada, tô sem poder ir embora, os ônibus estão parados. Estão falando que é por causa de emprego, porque mudou a estrada e tá ruim. Está tudo parado”.

O bloqueio comprometeu a troca de turno, deixando ônibus retidos e impedindo funcionários de chegar ou sair do trabalho. Até o final da tarde, não havia informações sobre um possível acordo entre os moradores e representantes da mineradora.

Vale destacar que o ato ocorreu exclusivamente em território de Teofilândia, sem registros de protestos em Barrocas.

Comentários

Top