Paralisada desde 2017, a duplicação do trecho norte da BR-116, entre os municípios de Santa Bárbara e Araci, foi retomada nesta terça-feira (12) pelo Governo Federal. O projeto prevê a ampliação de 53 quilômetros da rodovia, com investimento estimado em R$ 2,8 bilhões.
Embora o Ministério dos Transportes tenha autorizado a continuidade das obras em maio deste ano, ainda não há previsão oficial para a conclusão.
Para o prefeito de Serrinha, Cyro Novais (MDB), a retomada representa um avanço significativo para a segurança viária e o desenvolvimento econômico regional.
“Acompanhei de perto a retomada das obras da BR-116, um sonho antigo e muito aguardado pela nossa região. Agradeço ao presidente Lula, ao ministro Rui Costa, ao ministro Renan Filho e ao governador Jerônimo Rodrigues por acreditarem e investirem nesse projeto que vai trazer mais segurança, desenvolvimento e oportunidades para toda a região”, declarou.
O ex-prefeito de Serrinha, Adriano Lima, também ressaltou os benefícios da duplicação.
“A melhoria na fluidez do trânsito, a redução dos acidentes e o impulso no crescimento econômico vão beneficiar milhares de motoristas e comunidades ao longo da rodovia”, afirmou.
Em julho, o DNIT autorizou a desapropriação de 160 áreas localizadas entre Araci e Santa Bárbara, etapa considerada essencial para o avanço das obras. O projeto inclui ainda a construção de um contorno de 7 quilômetros em Serrinha, que desviará o tráfego pesado do perímetro urbano.