Foto: Casa do ex-prefeito Waldemar Araújo
Alunos do CETIT – Colégio Estadual de Tempo Integral Teofilândia participarão, neste mês de maio, do projeto “Casarões da Pedra, Testemunhos do Tempo”, que tem como objetivo promover a valorização e preservação do patrimônio histórico e cultural do município. A iniciativa inclui visitas guiadas a antigos casarões da cidade, construções que resistem ao tempo e carregam a memória da Teofilândia de décadas passadas, além da produção de um documentário sobre o tema.
A proposta busca conscientizar os jovens sobre a importância desses espaços, muitos dos quais estão sendo substituídos por construções comerciais. A ação também pretende provocar o debate sobre a identidade cultural da cidade e os riscos do desaparecimento quase total de seus marcos históricos.
Dirigido pelo publicitário Iago Valverde, o projeto é financiado pela Lei Aldir Blanc Municipal e surge como uma resposta educativa à crescente descaracterização urbana, incentivando os estudantes a enxergarem o valor que há na preservação da memória coletiva.
Todo o conteúdo será reunido no site: www.casaroesdapedra.com.br, que vai ser lançado nos próximos dias.